Dieta e Alimentação adaptada a Sintomas

Incidência da osteoporose no Brasil


Os dados de Osteoporose e Osteopenia são obtidos por medida da Densidade de Massa Óssea (DMO). Este parâmetro mede a densidade mineral por unidade de superfície do osso. Para avaliar a saúde óssea normal, osteopenia ou osteoporose se avalia a variação da DMO da pessoa em relação à média da população.


Ter uma DMO inferior a -2,5 (vezes o desvio padrão dessa população) é um sinal diagnóstico de osteoporose. E DMO entre -2,5 e -1 indica osteopenia. O gráfico mostra a percentagem de mulheres que sofrem de osteoporose ou osteopenia de acordo com sua idade, na população feminina espanhola.


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Observamos o aumento da osteoporose de 50 a 60 anos, é o dobro dos casos. A partir dos 60 anos, quase triplicou o número de casos.


A osteoporose é uma doença silenciosa, que não se manifesta até que não ocorre uma fratura. É a doença dos ossos, mais importante, comum e destrutiva da qualidade de vida. A probabilidade de uma mulher de 50 anos tem uma fratura relacionada à osteoporose durante o resto de sua vida é de 50%. A fração de osso envolvida na fraturas posmenopausia, é o osso trabecular. As mais comuns são as fraturas de ulna (perto da boneca), vértebras e costelas.


A proporção de homens que desenvolvem a osteoporose é menor do que a de mulheres. Assim, a proporção de mulheres que sofre fraturas do osso trabecular é de 8:1, ou seja, 8 vezes mais do que os homens, enquanto que a proporção de fraturas do osso cortical é de 2:1, 2 vezes mais do que os homens.


Tipos de osteoporose


I. Osteoporose Primárias



  1. Osteoporose pós-menopausa ou por deficiência de estrogênio, Tipo I:ocorre pelo défice na produção de estrogênio, que acontece durante a menopausa. Em mulheres jovens, as hormonas sexuais femininas, os estrogénios, têm um efeito inibidor sobre a reabsorção do osso, ou seja, conseguem diminuir a perda óssea que ocorre quando o cálcio no sangue diminui. A falta de estrogênio produz uma perda óssea acelerada do 2-3% ao ano. Este ritmo acelerado permanece de 5 a 10 anos após a menopausa e depois diminui gradualmente a 0,5-1%.Caracteriza-Se por fraturas do osso rádio e fracturas por esmagamento das vértebras lombares, o que produz dor lombar ou dorsal e perda de estatura.

    Do ponto de vista prático, as fraturas podem ocorrer depois de um pequeno esforço, como um golpe de tosse, o que vai dificultar geralmente seu diagnóstico, pois se infravalora e não se realiza um raio-x.É importante saber que qualquer situação que possa interromper a menstruação nas mulheres, leva a uma perda de densidade óssea. A falta de menstruação que acompanha um emagrecimento excessivo, na anorexia ou o exercício intenso, produz o mesmo efeito prejudicial que a menopausa.Este tipo de osteoporose s pode dar em os homens, se se produz uma diminuição da produção de andrógenos. Mas esta situação é rara.

  2. Osteoporose relacionada com a edadAlrededor de 70 anos e para a frente e afeta homens e mulheres. Ocorre porque desajustan os processos de destruição e formação de osso. Afeta o osso cortical e esponjoso.Ao final da vida, aumentam de forma significativa as fraturas de quadril, além de acontecer queda e fraturas das vértebras produzindo dor nas costas, perda de tamanho, deformidade de coluna e cifose (corcunda).Osteoporose Idiopática Juvenil e Osteoporose do Adulto JovenLa osteoporose juvenil é um distúrbio raro.

    A osteoporose do adulto jovem aparece em homens e mulheres, sem uma causa clara. Em algumas mulheres aparece com a gravidez ou logo após. Caracteriza-Se por perda de osso trabecular.

II. Osteoporose secundária



  1. Produzida por drogas ou doenças que provocam perda de tecido ósseo.

Como são os nossos ossos


80% do nosso esqueleto é composto por tecido ósseo compacto (osso cortical) e 20% é de tecido ósseo poroso, (osso trabecular ou esponjoso).


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  • O osso cortical ou compacto encontra-se na parte média dos ossos, e cobre a medula óssea. Entre o osso cortical e a medula encontramos uma camada de osso trabecular.

  • O osso trabecular está localizado nas extremidades dos ossos longos, as bonecas, as vértebras lombares, crista ilíaca da pelve, as escápulas e na medula óssea (parte interna do osso). Sua estrutura é em forma de malha alinhado de forma estratégica para suportar as tensões do movimento sobre o osso.

  • Por suas características porosas e bem irrigados, o tecido ósseo poroso é mais sensível à presença de estrogênio ou a ausência dos mesmos, que o tecido ósseo compacto. Por isso, durante a menopausa, e nos anos posteriores é a fração de osso que mais degradação mineral sofre.

  • A medula óssea (o interior do osso) é formada por colágeno, proteína disposta em fibras, semelhantes a um cabo e minerais, sais de cálcio e fósforo, que contribuem com dureza. Esta disposição das fibras de colágeno e minerais conferem ao osso a sua grande resistência.

O tecido ósseo é formado por dois tipos de células, os osteoblastos, responsáveis pela formação de osso, e os osteoclastos, que controlam a degradação ou reabsorção óssea. O osso está em constante remodelação óssea, em resposta às tensões que recebe e como adaptação ao estilo de vida e a ingestão alimentar. O osso é um tecido dinâmico.


Durante o crescimento na infância e juventude, o osso aumenta em densidade e cresce. Os ossos longos deixam de crescer, uma vez acabou a época do crescimento, dos 16-20 anos, mas continuam aumentando a sua densidade mineral até os 30 anos, é o chamado processo de consolidação.


Homeostase do cálcio e para a remodelação óssea


O corpo tem uma regulação homeostática complexa para manter a concentração de cálcio circulando no sangue, constante. 99% do cálcio corporal está armazenado nos ossos. O 1% circula no sangue, é o cálcio iônico e é importante para manter a outros processos fisiológicos importantes (contração muscular, mineralização óssea, processos de coagulação, etc.).

A concentração de cálcio se mantém regulando a absorção da dieta e da excreção do corpo. Se a concentração de cálcio baixa, aumenta a síntese de um hormônio, a paratohormona (PTH), que aciona mecanismos para aumentar o cálcio livre no sangue:



  • Aumenta a síntese de Calcitriol (forma hormonal da vitamina D), que aumenta a absorção intestinal de cálcio, proveniente da dieta.

  • Aumenta a obtenção do cálcio a partir do osso (perda óssea).

  • Diminui as perdas de cálcio pela urina.

Esses dois hormônios, paratohormona e calcitriol, funcionam para garantir a homeostase do cálcio. Esta regulação funciona bem nas primeiras décadas de vida e pior, no final da vida. A absorção intestinal de cálcio piora a partir dos 65 anos, que produz uma diminuição do cálcio no sangue e perda de osso para ajustar o balanço. A partir da menopausa aumentam as perdas de cálcio pela urina, sem aumentar a absorção de cálcio.


Quando a ingestão de Ca é baixa ou a sua absorção não é ideal, por exemplo, na velhice, predomina a reabsorção, a destruição do osso, por um aumento constante da PTH, produzindo perda de massa óssea.

A vitamina D é um fator importante na hora de manter a absorção de cálcio. A vitamina D aumenta a eficiência na absorção do cálcio e é importante durante o crescimento de meninos e meninas ao redor da puberdade e cujas ingestões de cálcio são insuficientes. A vitamina D perde essa eficiência ambiente e aos 10 anos depois do início da menopausa em mulheres.


A remodelação óssea é o processo pelo qual se forma e se destrói (reabsorção) osso. No período de crescimento, o balanço é positivo, cria osso. Se a formação é igual a reabsorção, estamos em equilíbrio 0. Na juventude, o balanço é 0. No estado de equilíbrio 0, a remodelação serve para renovar o osso e reparar microfracturas.


A reabsorção ou a perda óssea é um processo rápido, que se completa em poucos dias, enquanto que a formação de osso é um processo lento, que dura de 3 a 6 meses ou até 1 ano ou mais em idosos. A quantidade de osso que se acumula pode aumentar-se a ingestão de cálcio é certo e também se consomem suplementos ou alimentos enriquecidos em cálcio. O exercício físico e as tensões que recebe o esqueleto são determinantes na melhoria da qualidade do osso.


O determinante individual mais importante da massa óssea e da DMH é a atividade física que se inicia no momento da puberdade, se mantém toda a adolescência e continua ao longo da vida. A massa corporal magra (músculo) é o componente corporal mais estreitamente ligado à massa óssea, é proporcional durante a vida adulta e, nos últimos anos dela. A perda de tecido muscular relacionada com a idade e a osteopenia aparecem juntas em idosos.


Perda de massa óssea


A idade é um fator importante que influencia a densidade do osso. Para os 40 anos de idade, a densidade do osso começa a diminuir de forma gradual em ambos os sexos. A perda de osso é acentuado em mulheres após a menopausa, ao redor dos 50 anos. Os homens perdem ossos a um ritmo mais lento do que o das mulheres da mesma idade, até os 70 anos, idade em que as perdas mais ou menos iguais.


O osso cortical e poroso perdem de maneira diferente. A perda de osso cortical acaba por parar ao fim da vida. Pelo contrário, o osso trabecular, como dissemos, mais poroso e mais irrigado, é mais sensível a perdas de estrogênio e, portanto, sofre perdas maiores. Durante a menopausa, as perdas de osso trabecular, superam em muito as do osso cortical.


A osteoporose na velhice, é dada a partir dos 70 anos, observa-se em homens e mulheres e afeta de igual forma ao osso cortical e trabecular. Deve-Se a uma diminuição na atividade das células formadoras de osso (osteoblastos), a uma menor absorção intestinal de cálcio, a uma menor insolação por não sair à rua, a uma perda da eficácia de hormônios e ao sedentarismo ou falta de mobilidade.

A perda óssea em homens acelera os 60-79 anos, quando outras funções, como a menor produção gonadal de andrógenos (testosterona).


Como melhorar a saúde óssea com nossos hábitos


Tanto o cálcio como o fósforo e a vitamina D são essenciais para o desenvolvimento estrutural e funcional do osso, além de outros nutrientes, como o magnésio, a vitamina K e o zinco desempenham funções essenciais em sua formação. O consumo de nutrientes que ajudam a manter a saúde óssea é importante ao longo de toda a vida, na idade adulta e no período inicial de crescimento.


A ingestão recomendada de cálcio por dia varia com a idade, a partir de 11 anos e até os 19 anos de idade, recomenda-se uma ingestão de 1300mg/dia. Para adultos a recomendação de ingestão diária são 1000 mg/dia. Para cobrir as necessidades de cálcio são recomendadas os alimentos, pois estes carregam outros nutrientes essenciais. A biodisponibilidade do cálcio é maior se você faz parte dos alimentos, por exemplo, a lactose e a proteína láctea ajudam a melhorar a sua absorção.


Atualmente, o consumo de lácteos está aclamadas, não está na moda. As razões que incentivam a abandonar o consumo são variadas e na maioria dos casos injustificados. O fato é que em termos de evolução humana, o consumo de produtos lácteos melhorou a saúde e a sobrevivência de indivíduos que podiam consumir leite e produtos lácteos fermentados.


Hoje em dia existem produtos enriquecidos que também fornecem cálcio. A planificação dietética quando não consomem laticínios deve ser cuidadosa para chegar a ingestões adequadas para manter a saúde óssea.


Alimentos que fornecem cálcio



  • Alimentos lácteos: Leite, iogurte, queijo, requeijão, creme de iogurte, sorvetes lácteos.

  • Feijão e derivados: tofu (elaborado com sulfato de cálcio), feijão brancas, pintas, grão-de-bico.

  • Nozes e sementes: Amêndoas, gergelim, tahini, castanha do Brasil, avelã, pasta de amêndoas.

  • Peixes: Sardinha em lata com espinhos.

  • Legumes: Grelos, Couve, Brócolis, nabo sueco.

  • Frutas: Laranja, figos secos.

  • Bebidas lácteas enriquecidas com cálcio (soja, arroz, aveia, etc).

  • Cereais em grão: Amaranto, farinha de trigo integral.

  • Outros: Açúcar mascavo, melaço, e algas.

  • Alimentos que podem ser enriquecidos em cálcio: cereais de pequeno-almoço.

De onde vem a vitamina D


A vitamina D é sintetizada quando o sol dá-nos a pele. Nos meses de inverno, em países distantes do equador pode aumentar a incidência de osteoporose pelo menos exposição à luz solar. Em pessoas idosas, esta síntese é diminuída. Além disso, os idosos têm risco de ter menor exposição ao sol e isso agrava a perda de osso. Alimentos que fornecem Vitamina D:



  • Peixes: Arenque, salmão, halibut, peixe-gato, cavala, ostra, sardinha, atum, camarão.

  • Alimentos vegetais: cogumelos shitake.

  • Alimentos proteicos (não peixes): leite de vaca, ovos.

  • Alimentos enriquecidos: leites vegetais enriquecidos (soja, arroz), cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

Ingestão de fósforo


A ingestão de Ca/P deve ter uma relação de 1:1, a quantidade de alimentos ricos em Ca são poucos, enquanto que os fosfatos estão em quantidade suficiente e até mesmo elevada, se a nossa dieta contém muitos alimentos preparados porque os sais de fósforo é utilzan como
As bebidas de cola carbonatadas proporcionam elevadas quantidades de fósforo e estão associadas a menores densidades ósseas.

Uma quantidade excessiva de fosfato reduz o cálcio iônico (o cálcio livre), o que pode favorecer, se este padrão de consumo se torna crônica, a perda de massa óssea.


Ingestão de Vitamina K


A vitamina K, essencial para a saúde do osso. Em pessoas idosas pode estar indicada até mesmo a suplementação em doses baixas, uma vez que melhora a saúde óssea e reduz as fraturas.
Fontes de vitamina K são:



  • Os legumes de folha verde, espinafre, acelga, alface (folhas verdes), a folha do nabo (nabiça).

  • As couves, couve, aspargos.

Hábitos negativos para a saúde óssea


O álcool e a cafeína em quantidades elevadas, o tabagismo e o sedentarismo são os hábitos negativos que favorecem a perda de massa óssea.


Conclusões


Se a atividade física combinada com uma ingestão adequada de cálcio em idades precoces na infância e na adolescência, esta combinação exerce uma função importante no apoio ao desenvolvimento e na manutenção posterior do osso em fases posteriores da vida. A partir dos 40 anos é importante manter um nível de atividade física que promova uma boa saúde óssea e compensar os efeitos negativos do desajuste nos mecanismos de regulação do equilíbrio do cálcio corporal e, muito especialmente, nas mulheres a perda de estrogênio.

Quando a saúde não permite o exercício intenso, podemos caminhar, a um ritmo ágil e dinâmico.


O exercício ou atividade física deve estar acompanhado de uma boa ingestão que garanta o aporte de cálcio. Obter uma ingestão mínima de 2 porções de produtos lácteos por dia:



  • 1 copo de leite e 2 iogurtes ou

  • 2 copos de leite ou

  • 1 copo de leite, 1 iogurte e uma porção de queijo)

juntamente com um correto aporte de frutas e legumes, garante ingestões adequadas de cálcio.


Garantir um bom aporte dietético ou síntese em nosso corpo pela exposição ao sol, vitamina D, é fundamental para se conseguir uma melhor absorção do cálcio da dieta.


Se a dieta não inclui quantidades suficientes destes micronutrientes, minerais e vitaminas que intervêm na saúde dos nossos ossos, já desde a juventude, e ao longo de nossa vida, seremos mais propensos a fraturas na idade adulta e na velhice. A suplementação é útil em casos de ingestão crónica inadequada, na menopausa e posmenopausia, na velhice, e sempre que a saúde óssea esteja comprometida e o aporte dietético não seja suficiente.

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